POUCAS PESSOAS DESCOBRIRAM este SEGREDO sobre o YOUTUBE SHORTS.

 POUCAS PESSOAS DESCOBRIRAM este SEGREDO sobre o YOUTUBE SHORTS.


O-QUE-É-YOUTUBE-SHORTS


Você já ouviu falar sobre o YOUTUBE SHORTS? O novo concorrente de peso do TikTok?


 Se não ouviu falar, não sabe o que é ou sabe por cima, vem comigo que vou te explicar de forma objetiva e rápida o que é o YOUTUBE SHORTS, inclusive na prática.

 Cabe antes explicar rapidamente o que é o TikTok, caso haja alguém que estava em coma e despertou agora e está totalmente por fora do que se passa no mundo.

 

Brincadeira!

 

Acredito que a ¨sacada¨ que eu trago é tão poderosa e até valiosa para muitas pessoas que, mesmo dizendo que seria objetivo, me sinto confortável em enrolar um pouco.

 E sabe por quê?

 Porque os primeiros que se ¨antenarem¨ para isso poderão se beneficiar muito em já começarem a por em prática as informações que trago neste texto.

Sendo assim, caso esteja achando chato eu não ir logo ao ponto e não querer seguir até o final, talvez até seja bom.

 Brincadeira novamente! Desculpe, agora prometo que vai.

 

O que é o TikTok?


o-que-é-tiktok

O TikTok é um aplicativo com formato de rede social, onde você pode publicar e compartilhar conteúdo e ver o conteúdo das outras pessoas, seguir pessoas, ser seguido dentre outras funções que são parecidas com as do facebook e instagram, assim como outras redes sociais.

 A diferença é que o TikTok foca em vídeos curtos. Vídeos de UM MINUTO no máximo.

 O foco do TikTok talvez seja não só os vídeos curtos mas, vídeos curtos com dublagens com um tom alegre e de humor.

 É basicamente por esta ¨pegada¨ que o TikTok tem, ou que as pessoas deram a ele, chegou a superar em números gigantes como facebook, instagram e até mesmo o Youtube.


Veja no gráfico abaixo a comparação do TikTok com outros apps

gráfico-compara-tiktok-com-outros-app


 Não vou falar sobre os detalhes mas você encontra facilmente pela internet.

como-usar-o-tiktok

O foco é o YOUTUBE SHORTS mas pra explicar a ¨sacada¨ preciso desse adendo sobre o TikTok.

 A questão é que o TikTok é um sucesso e justamente por isso o YouTube lança sua própria plataforma de vídeos curtos o YOUTUBE SHORTS.

 

O que é o que YOUTUBE SHORTS?


o-que-é-como-funciona-youtube-shorts


 A plataforma ainda está em desenvolvimento mas promete chegar com tudo e se tornar um grande rival para o TikTok.

 Eu não vejo como rivais na verdade, certamente no YOUTUBER SHORTS a ¨pegada¨ vai ser ou pode ser diferente, mas vai ser uma plataforma gigante também, e esse é um detalhe importante.

 Basicamente o YOUTUBE SHORTS é uma plataforma onde as pessoas postam vídeos com menos de 1 minuto, e com o telefone na VERTICAL. Vídeos com o telefone mesmo, sem muita produção nem pós produção, a não ser as que a própria plataforma oferecer ou permitir.

 Veja o que o próprio Youtube disse sobre o YOUTUBE SHORTS:

 

 ¨ "Shorts é uma nova experiência de vídeo de formato curto para criadores e artistas que desejam gravar vídeos curtos e cativantes usando apenas seus telefones celulares"

 

Uma plataforma com a qualidade e a credibilidade do youtube, ou melhor, uma nova plataforma do Youtube e totalmente nova, pode-se dizer.

 Nova no sentido de ainda não ter a concorrência que há no Youtube.

 É por isso que os primeiros a desenvolver conteúdo para o YOUTUBER SHORTS, ou os primeiros a anunciar seus produtos ou serviços, ou seja, quanto antes você começar a ter relevância e influência nessa nova plataforma, mais chances você terá de ser o TOP da lista e assim vender seus produtos ou serviços ou sua arte, seu oficio.

 Sem contar que vem se mostrando uma ótima forma de ganhar seguidores nas redes sociais assim como inscritos no próprio Youtube.

 Porque ao se inscrever vendo seu SHORT no YOUTUBE SHORTS é inscrito automaticamente no seu canal do Youtube  ¨clássico¨ digamos assim.

 E atualmente mais do que nunca e cada vez mais, seguidores são contatos, são clientes, são espectadores da sua arte, ou de produtos que você vende.

 Em suma, seguidores representam chances de negócios e de ganhar dinheiro e de vender sua marca.

 É importante entender que, no TikTok, a pegada é mais pra lazer e não para pesquisa.

 O Youtube é um buscador, o segundo maior do mundo, só ficando atrás do próprio Goggle que no momento é uma espécie de DEUS imbatível.

 Eu associo o GOOGLE a um deus, e perceba que não estou falando de nenhum deus em especifico, falo de deus como um ente super poderoso. Pois é isso que o Google é.

 O Google tudo sabe, está em toda parte e certamente tudo pode ver. Exceto sua privacidade, a não ser que você a exponha.

O fato é que não existe nada que você precise que antes você não dê uma pesquisada no Google.

 É muito poder de informar e de influenciar e de vender seja lá o que for.

Não estou falando isso para produtores de conteúdo como um youtuber faz, mas conteúdo que, ao contrário do TikTok, não necessariamente seja de humor, mas pode também, mas vai haver muita procura por vídeos informativos curtos.

 Ou seja, ao invés do cara ir ver o vídeo de 10 minutos de como trocar um chuveiro, ele vai procurar um SHORT que mostra em um minuto e na ¨lata¨ o que fazer, e de forma criativa, claro, teria grandes chances de viralizar e trazer clientes e oportunidades ou relacionamentos ou qualquer coisa.

 O que quero dizer é que a ferramenta já foi disponibilizada e já está sendo usada e tem gente se dando bem nela pois assim como eu, e você agora, SACOU que é uma grande oportunidade para expor qualquer coisa e ficar bem posicionado nas pesquisas.

 E isso é sinônimo de mais negócios, mais inscritos, mais produtos vendidos, ou seja mais dinheiro, mais influência, mais qualquer coisa!

 

Deixa eu te dar um exemplo:

 

Você é corretor de imóveis e faz um SHORT de uma casa que está vendendo de forma criativa e interessante, de 1 minuto, vai ser muito mais fácil de vender essa casa. Porque se for interessante o vídeo milhares de pessoas verão e certamente um vai comprar.

 Claro que isso depende do que você está vendendo, do serviço que você faz ou seja lá o que for.

 Você faz um vídeo trocando o chuveiro em 1 minuto, entendeu? As chances dele ser acessado serão mega gigantescas se você fizer um vídeo de um minuto sobre isso.

 Certamente quando alguém procurar por trocar chuveiro você será o primeiro, se começar a gora e fizer um vídeo bom, óbvio.

 Não digo bom no sentido técnico e de qualidade, mas apenas um vídeo claro e que consegue mostrar em 1 minuto como resolver o problema da pessoa.

 Claro que se você trabalha com pneus, sabe que não é possível trocar um pneu em 59 segundos (Acho que não dá!!!) mas a questão não é rapidez, mas objetividade e criatividade.

 Mesmo que uma tarefa leve muito tempo para ser feita, se for possível resumir e explicar de forma clara, e se for algo que ajuda as pessoas de alguma forma, certamente será a opção na hora da busca.

 Será você lá no topo das galáxias, sua empresa, seu negócio, seu canal seja lá o que for.

 Porque apesar de ainda ser novidade pode acreditar que vai ser gigante e que os primeiros serão também os primeiros a colherem os frutos depois, que virão certamente.

 E porque seu vídeo de trocando o chuveiro em 1 minuto seria o escolhido?

 A não ser que alguém faça um melhor, ele será o escolhido porque ninguém quer ver uma pessoa trocando o chuveiro, eu quero ver rapidamente como se faz pra trocar o meu chuveiro.

 Entende a pegada? Faz sentido para você?

 

Faz todo sentido!

 

Se você tem um canal no Youtube e produz conteúdo mas não vai muito bem, aposte nos SHORTS. E tente crescer lá, que por enquanto nem existe bem ainda, e traga inscritos para o seu canal que vai mal.

 Claro que se seu canal vai mal é porque, talvez, exista algo errado. Mas é mais fácil ser visto num conteúdo de 1 minuto do que de 10 minutos.

 É mais rápido e por isso você pode caprichar mais além de ser mais gerenciável. Na verdade torna a produção de conteúdo acessível para qualquer um, de verdade. 

Principalmente porque as coisas se profissionalizam e no Youtube ¨clássico¨ para ser visto por lá, a concorrência é muito, mas muito maior!

 Mas para ser visto nessa plataforma BETA ou seja, em desenvolvimento, será bem mais fácil.

 E quando eu falo da ferramenta estar em desenvolvimento, a plataforma do YOUTUBER SHORT, não quero dizer ¨inacabada¨ a ferramenta já está ai e você pode usar agora, eu vou mostrar caso você ainda não saiba.

 A grande ¨sacada¨ se é que ainda não deu para entender, é que é uma ferramenta ainda nova, desprezada até, ou pelo menos SUBESTIMADA e que é uma oportunidade imensa de você ser relevante.

 Ser relevante no Google ou no Youtube é complicado difícil, porque tem muita concorrência e muita gente boa.

 Mas no YOUTUBE SHORT é um mundo novo que não precisa ser otimista pra saber que vai dar certo, e vai ser gigante também!

Se você for o primeiro a produzir conteúdo sobre determidada área, de preferência algo que você saiba fazer e faz bem, e continuar postando vídeos de 1 minuto no YOUTUBE SHORTS e fizer tido que você faz no seu canal agora e não adianta, talvez lá melhore porque você vai ser o único.

 Pensa nisso, O ÚNICO, quem procurar por algo lá sobre o assunto que você fala ou o serviço que você presta e bablabla...só vai encontrar você.

 Isso também vai te tornar mais relevante n próprio Google e no Youtube ¨tradicional¨.

 

Você consegue perceber o potencial disso e de agir agora?


 Sim, precisa agir rápido porque este texto é datado. Talvez quando você esteja lendo, se for depois de janeiro de 2021, tudo isso que estou escrevendo já esteja acontecendo.

 Se você perceber vai reparar que este tipo de assinto, de SEGREDO e tudo mais, sempre leva para um funil de vendas.


 Mas eu não quero vender nada.

 

Apenas esta que pode ser a grande oportunidade jamais vista os percebida antes de acontecer.

 O YOUTUBE SHORTS não só está chegando como já chegou. Ainda é uma terra de ninguém.

 Se comparar ao Youtube ¨tradicional¨ pode se dizer que é ¨tudo mato¨ ainda. Não tem muita coisa ainda.

 Um terreno fértil esperando não por compradores, mas por pessoas que queiram construir algo por lá.

 É como se você encontrasse um terreno vago e de graça na avenida de Copacabana.

 É monstruosa a oportunidade.

 Eu percebi e já tracei metas e poderia ficar mais tempo dando exemplos do que fazer para se destacar e de como destacar negócios específicos, mas são tantas as possibilidades que nem organizei mentalmente ainda.

 Se por acaso isso também te interessou e te empolgou como me empolgou, e se você concorda e tem sugestões, dicas ou dúvidas, deixe nos comentários e vamos falando mais sobre isso.

 Se você acha que não faz sentido, por favor deixe sua opinião também que me interessa muito.

 Ok, Também achei interessante e que tem potencial mas...

 

Como funciona o YOUTUBE SHORTS?


como-funciona-youtube-shorts


O YouTube Shorts possui 3 aspectos principais:


1-   Criação de conteúdo e gerar engajamento.

O youtube quer possibilitar que mais pessoas e de forma mais fácil consigam gerar conteúdo e engajamento das pessoas.

Dessa maneira o objetivo é que as pessoas gravem vídeos dos próprios telefones e que usem os recursos disponíveis na própria plataforma. Isso possibilita que qualquer um grave seus SHORTS e democratiza a qualidade, digamos assim.

Seu conteúdo não vai competir com grandes produções cheias de efeitos.

 

2-              2 -  Ajudar as pessoas e canais a serem descobertos.

 

Sim, o Youtube quer que você apareça e participe e produza mais conteúdo e de forma mais fácil, até porque ele também fatura com isso.

 

E realmente o YOUTUBE SHORTS facilita que você seja encontrado, que seu conteúdo seja encontrado pelas pessoas.

 

3-              3 -    Mais acessos e retenção de público.

                                                                                                                                              O Youtube também quer que novas pessoas e assuntos e canais sejam descobertos.

 

Basta você fazer um SHORTS seguindo as regras sendo que a principal é a do vídeo ter menos de 1 minuto, e desde que seu vídeo seja engraçado, ou curioso, ou que tenha algo que atraia as pessoas, será mais fácil divulgar no YOUTUBE SHORTS do que no youtube.

 

O interessante é que ao descobrirem você no YOUTUBE SHORTS as pessoas também acabam tendo acesso ao seu canal no youtube.

 

                Como encontrar o YOUTUBE SHORTS ?


como-encontrar-youtube-shorts


Como foi dito, o YOUTUBE SHORTS é um app para smartphone e só pode ser encontrado da seguinte forma:


Primeiramente você entra no aplicativo do Youtube no smartphone.


tela-youtube-shorts



Depois você clica neste sinal de mais (+) como mostra a imagem



abrindo-youtube-shorts



Depois basta clicar como mostra a imagem com a seta abaixo:



create-shorts-youtube-shorts



Como eu faço para gravar um vídeo para o YOUTUBE SHORTS?

 

Gravar um vídeo que se enquadra na estante de vídeos, ou seja, na plataforma do YOUTUBE SHORTS é simples.



Siga estas regras para que seu vídeo seja um SHORTS e vá para a plataforma do youtube shorts:


                         
1- Você vai gravar com o telefone na vertical. Isso mesmo, ao contrário do Youtube que sugere na horizontal.
 Então, telefone na vertical.


youtube-shorts-telefone-vertical



2-  O vídeo não pode ter mais do que 60 segundos,1 MINUTO.

 
3   3-  O tema é livre desde que cumpra estes 2 pré requisitos.

 

4-  4- Você deve colocar junto no título de seu vídeo que deseja que vá para a plataforma do YOUTUBE SHORTS a hashtag   #shorts


como-subir-vídeo-para-youtube-shorts

Pronto, seu vídeo vai aparecer na galeria do YOUTUBE SHORTS e se for bacana terá grandes chances de ser visto e compartilhado, assim como funciona no TikTok.

 A princípio, pelo menos, você não sai do youtube para outro app.

 O YOUTUBESHORTS é dentro do Youtube e só é acessado pelo smartphone, já pra fazer com que as pessoas gravem na hora e sem muito recurso extra, com o próprio telefone.

 Basta seguir as 4 regrinhas acima e seu vídeo vai parar lá na plataforma do YOUTUBESHORTS.

shorts-youtube


 

Dicas importantes sobre o  YOUTEBE SHORTS:


Você pode subir (gravar) vídeos válidos para o YOUTUBE SHORTS de 2 maneiras.

 

1- Pode gravar vídeos para o YOUTUBE SHORTS com o smartphone ou até câmeras fotográficas desde que respeite o tempo de no máximo um minuto de vídeo, e sem esquecer da  #Shorts.

2- Pode gravar vídeo para o YOUTUBE SHORTS usando a câmera que o app        disponibiliza  mas nesse caso é recomendado fazer vídeos de no máximo 15 segundos.

Dessa forma, usando a câmera do YOUTUBE SHORTS  você terá acesso a recursos semelhantes aos do TikTok como biblioteca de áudios, efeitos e pode editar seu vídeo antes de postar.


POSSO MONETIZAR MEUS VÍDEOS NO  YOUTUBE SHORTS?   


Dá pra ganhar dinheiro com o YOUTUBE SHORTS?   

                           

Infelizmente AINDA não! 

Mas o próprio Youtube diz que por estar em fase BETA isto está indefinido, mas      que há possibilidades de monetizar os vídeos no futuro.   

Ou seja, claro que num futuro não muito distante a monetização vai acontecer, é só esperar,

Por isso a importância de começar JÁ.

Para sair na frente.


posso-gerar-receita-no-youtube-shorts

                                                                                         

Outro aspecto positivo do YOUTUBE SHORTS é que o TikTok é um app chinês e por isso é atacado por algumas pessoas que dizem que o APP rouba dados e informações para o Governo Chinês.

Ainda que isso não tenha influenciado na ascensão do app, muitas pessoas vão preferir o YOUTUBE SHORTS  por ser mais confiável e não ter este estigma de ESPIÃO. 

Mas não sei se é bem assim e se todos não ¨espionam¨ de certa forma.

De qualquer modo o YOUTUBE SHORTS tende a explodir logo logo e se tornar mais um dos gigantes e o principal concorrente do TikTok e,pense no que foi dito anteriormente...


É UM TERRENO A SER EXPLORADO E CHEIO DE POSSIBILIDADES.


TUDO-SOBRE-YOUTUBE-SHORTS


Espero realmente que eu tenha conseguido explicar o que é o YOUTUBE SHORTS e como usar o YOUTUBE SHORTS assim como funciona o YOUTUBE SHORTS e que você tenha compreendido o potencial dessa nova plataforma.

E o quanto o YOUTUBE SHORTS pode te ajudar a subir suas visualizações e suas oportunidades de negócio.

Espero que eu e você possamos ganhar muito dinheiro com o YOUTUBE SHORTS.

Espero que eu tenha abordado tudo sobre o YOUTUBE SHORTS ou  pelo menos ter conseguido te explicar o fundamental da plataforma.

E para encerrar, veja na prática como é um VÍDEO do YOUTUBE SHORTS.

Este foi o primeiro vídeo, ou é o vídeo que representa o estilo de vídeos para o  YOUTUBE SHORTS:


Confira um exemplo de vídeo do YOUTUBE SHORTS:


https://youtu.be/jNQXAC9IVRw


Obrigado pelos que chegaram até aqui e qualquer coisa é só deixar nos comentários!

Se você quer saber mais sobre este assunto deixe nos comentários sugestões de pautas.

                        



 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Faz sentido. Poderia falar de como usar o Youtube Shorts no nicho INFANTIL.
    Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir

comentários