O que é thumbnail e qual importâcia da thumb para seu vídeo

 

tv joguinho video infantil

confira este vídeo clicando AQUI


Uma boa thumbnail é muito importante para que seus vídeos sejam visualizados, afinal, é o primeiro contato das pessoas com seus vídeos.

Muitas pessoas perdem uma semana, até mais produzindo um vídeo, o conteúdo é bom, mas depois a pessoa faz uma thumbnail em dez minutos e coloca tudo a perder.

Porque se a thumbnail é o primeiro contato que as pessoas têm com seus vídeos, se sua thumbnail não for boa, as chances das pessoas clicarem no seus vídeos diminui muito, já que o primeiro contato é visual e precisa ser impactante, agradável, atraente.

Outro erro comum é poluir demais sua thumbnail e colocar imagens, textos, setas e vários elementos. Na maioria das vezes isso mais atrapalha do que ajuda. O ideal é sempre thumbnail mais limpas e objetivas, sem muito elementos e com o mínimo de poluição visual possível.

A thumbnail precisa resumir seu vídeo em uma imagem,precisa vender o material de primeira, na primeira vista.

Pense quantas thumbnails existem no Youtube, por exemplo, milhões, sendo que muitas são feitas pro designers e profissionais qualificados, se você não caprichar na thumbnail vai ter dificuldade para que as pessoas vejam seu conteúdo.

Por outro lado, também não adianta caprichar na thumbnail e o conteúdo do vídeo ser ruim.

O que precisa de fato é aliar a qualidade da thumbnail com o conteúdo do vídeo.

Também não é aconselhável mentir na thumbnail, colocando imagens e textos que não condizem com o conteúdo do vídeo. Isso mais prejudica do que ajuda.

Seja sempre honesto, fazendo thumbnail atraentes e caprichadas mas que não fujam do conteúdo dos vídeos.

Você sabe como é frustrante ver uma super thumbnail e quando clica nela, o conteúdo é péssimo.
Nesse caso, melhor que a thumbnail seja ruim e o vídeo bom.

Se pudéssemos colocar em uma ordem eu diria que o primeiro e fundamental elemento do vídeo é o conteúdo.

Depois do conteúdo o fundamental é a thumbnail, sendo que o título vem em terceiro lugar em termos de importância.


MEU PAI ME CONGELOU DE BRINCADEIRA

confira este vídeo clicando AQUI


Esta thumbnail é a primeira versão que fiz e que, apesar de ter achado boa, também precisa ser considerada no youtube. No youtube as thumbnails não aparecem muito grande e por isso é preciso estarem limpas e serem objetivas.

Nesse caso, considerei que a primeira imagem no início do texto ficou melhor do que esta segunda.

Como foi dito, é preciso conseguir otimizar e resumir todo o conteúdo do vídeo em uma imagem, da melhor forma possível.

Jamais cometa o erra de não dar o cuidado necessário para sua thumbnail, não coloque todo o trabalho do vídeo em jogo.

Depois que finalizar seu vídeo faça uma thumbnail bem caprichada e que chame a atenção das pessoas, seguida de um título que,de preferência,contenha a palavra-chave que você julga ser a principal e que consiga atingir seu público.

No caso abaixo, fiz esta thumbnail seguindo o conteúdo do vídeo.


meu filho nao come vegetais e frutas

Para ver este vídeo clique AQUI

O conteúdo do vídeo fala sobre o Incrível Hulk falando sobre os segredos de sua força extrema que, neste caso, são os vegetais e verduras.

Perceba que a thumbnail é limpa e objetiva, além de conter os elementos principais do conteúdo do vídeo, que são os vegetais, o incrível Hulk e a força.

Claro que para que seu vídeo seja visto não basta apenas um super conteúdo seguido de uma bela e atraente thumbnail somados a um título eficaz.

Para que seu vídeo seja visualizado existem fatores que estão fora do seu controle, como tamanho do seu canal, número de inscritos, periodicidade em que você posta dentre outros fatores.

Um canal pequeno, ainda que com alguns vídeos excelentes e thumbnail ideias, pode não ter muitas visualizações por questões de algorítmo do próprio youtube.

O youtube não gosta de canais pequenos e sem visibilidade, o youtube não recomenda estes canais, por isso você precisa caprichar na thumbnail, para contornar estes empecílhos que o próprio youtube coloca.

Se com uma ótima thumbnail seu canal já fica de lado, imagine com uma thumbnail ruim!!!!

A questão do algorítmo se contorna com o tempo, com mais postagens e conforme você vai ganhando inscritos e visualizações, mas o que você já pode ir fazendo para melhorar suas chances de ser visto, é caprichar na thumb.


Na thumbnail abaixo, cujo vídeo fala de animais, tanto domésticos como selvagens, perceba que não fugi do tema, trabalhando novamente na thumbnail com elementos que estarão no vídeo, porém, para dar uma graça e tentar chamar atenção, coloquei animais sorrindo passando a ideia de engraçado, o que de fato é também, já que o vídeo tem trechos engraçados.


video de animais e os sons que eles fazem

Para ver este vídeo clique AQUI


Dentre milhares de outros vídeos com o mesmo tema acredito que esta thumbnail chamaria muito mais a atenção do que tantas outras, ainda que o conteúdo possa estar aquém de vídeos que não serão tão visualizados por conta de terem uma thumbnail ruim e ineficiente.

Abaixo mais uma thumbnail cujo conteúdo do vídeo é de animais e os sons que eles fazem:


animais selvagens vídeo infantil

                                                        Para ver este vídeo clique AQUI

Neste vídeo acima,cujo conteúdo é específico de animais selvagens a thumbnail segue a mesma linha de ser limpa e objetiva, sem muitos elementos, e novamente com o detalhe dos animais sorrindo para torná-la mais amigável e simpática.

As possibilidades são infinitas com a prática conseguimos ir melhorando nossas thumbnails.

Outra dica importante é ficar de olho nos canais que você gosta e que considera de qualidade e observar como os youtubers preparam suas thumbnail, você pode se inspirar nelas.

Mas infelizmente não existe receita nem segredo que se possa contar. é uma questão de observação e treino,prática, claro, melhor se você já tiver noções de computação gráfica, desenho e edição de imagens, caso contrário complica um pouco.

Mas nada que não se possa aprender.

No final das contas é mais a prática mesmo. Qualquer coisa que você aprender e praticar, há grandes chances de quer você se torne bom naquilo que faz.

Espero que estas dicas ajudem já que, independente do ramo, do negócio ou dos objetivos, sempre é bom estar presenta na internet e no youtube que, querendo ou não, é o segundo maior buscador na rede, só ficando atrás do próprio Google.

Um bom trabalho para você e não se esqueça, capriche nas suas thumbnails.

Confiram o canal infantil abaixo para ver mais exemplos de thumbnail  e para conferir os vídeos das thumbnails que constam neste texto:


Click AQUI para conhecer o canal.




0 comentários:

Postar um comentário

comentários