CURSO DE AutoCAD [ ainda vale a pena fazer? ]

curso de autocad maquete eletronica


Ainda vale a pena fazer um curso de AutoCAD?  A resposta para essa pergunta é: 


¨ CLARO QUE SIM ¨  

O Auto CAD continua sendo o Software do tipo CAD (computer aided design ou desenho auxiliado por computador) criado e comercializado pela AUTODESK desde, 1982. O AutoCAD foi o primeiro programa de CAD desenvolvido e sem dúvidas continua sendo o software mais popular e utilizado para criação de projetos em diversas áreas como, engenharia, arquitetura, design, mecânica e muitos outros. O Auto CAD já foi amplamente utilizado para projetar, inclusive, automóveis, bicicletas, navios, próteses em uma infinidade de objetos.

Para muitos dos casos citados acima, já existem softwares mais especializados e desenvolvidos que atendem determinadas demandas de forma mais flexível e direcionada,
mas o CAD ainda conserva suas utilidades, principalmente por ter sido o pioneiro, ainda é o ¨queridinho¨, principalmente dos arquitetos.

 Apesar do surgimento de programas com a tecnologia BIM, como o Revit, que oferece suporte para para processos de projeto colaborativos e multidisciplinar, o AutoCAD teve versões criadas especialmente para determinadas áreas com ferramentas exclusivas para a criação de determinados tipos de projetos e profissionais, por exemplo:

AutoCAD ArchitectureAutoCAD ElectricalAutoCAD MechanicalAutoCAD Civil 3DAutoCAD Plant 3D



Cada um deles com suas especificidades proporcionando uma fluidez de trabalho adequada para cada caso, ainda assim, a base do programa permanece similar o que facilita que, que trabalhe com uma versão, acabe tendo sua vida facilitada ao migrar para outra. 

O Auto CAD possui uma plataforma completa possibilitando a criação de desenhos em duas ou três dimensões (2D e 3D). 

Também possui compatibilidade com outros programas, principalmente os programas da Autodesk como o próprio Revit e o 3Ds Max, que junto com o Auto CAD formam uma excelente solução para projetos arquitetônicos, maquete eletrônica, design de interiores, projetos de móveis e outros. O Auto Cad também possui compatibilidade com programas populares como o Sketchup, que vem ganhando espaço devido à facilidade de aprendizado e manuseio que proporciona.

É quase que inviável alguém que trabalhe ou que queira trabalhar na área de projetos desprezar o CAD.

 Principalmente no brasil, os arquitetos e escritórios de arquitetura, assim como de engenharia, ainda realizam grande parte dos seus projetos através do AutoCAD.
E mesmo os que começam a migrar para programas do tipo BIM, como o Revit ou AchiCAD, continuam mantendo um fluxo de trabalho com o Auto CAD, por questões de familiaridade ou por terem comprado o programa, que não é barato e, sendo assim, procuram usufruir o máximo possível do programa. Apesar de estar crescendo o uso de programas com a tecnologia BIM, o Auto CAD continua mantendo a hegemonia de Software mais utilizado para projetos.

No quesito ¨2D¨ pode ser considerado como muito eficiente e útil, a grande maioria dos projetos que circulam pelo mercado imobiliário como, plantas, cortes, elevações, implantações, continuam sendo gerados pelo Auto CAD. Isso, por si só, é motivo de sobra para que ainda valha a pena aprender a trabalhar no programa pois ele continua sendo essencial para arquitetos, engenheiros, estudantes e todos que trabalham nessa área.

Com a internet propiciou uma alavancada na disseminação de informações e conteúdo, é fácil encontrar material de estudo, cursos, tutoriais e todo tipo de informação necessária para se aprofundar no conhecimento a respeito do programa, embora, grande parte do material disponível é pontual, ensina determinadas operações isoladas, alguns cursos e, infelizmente os mais baratos ou até mesmo disponibilizados gratuitamente, nem sempre são suficientes para que alguém realmente domine o Auto CAD de forma profissional, os cursos mais aprofundados e que seguem uma didática de aprendizagem, ensinando não só a parte prática mas também teórica, continuam sendo ideais para quem realmente pretende levar a sério a aprendizagem.

 No meu caso, por exemplo, como projetista a mais de 15 anos, posso garantir o quanto trabalhar com Auto CAD me foi útil e como isso me abriu portas no mercado de trabalho. Ao dominar a ferramenta obtive benefícios como o de trabalhar por conta própria prestando serviços para engenheiros, arquitetos, marcenarias e todo tipo de profissionais e empresas ligados à elaboração e execução de projetos. Minha simpatia pelo programa continua inabalável e, junto com o 3Ds Max, como dito anteriormente, são minhas ferramentas de trabalho ideias para o tipo de trabalho que venho realizando ultimamente, maquetes eletrônicas, além do Photoshop que considero um software ¨coringa¨, já que auxilia no dia a dia em praticamente todos os processos que envolvem criação.

Por tudo isso que foi colocado, e muito mais que tornariam este artigo imensurável, espero ter deixado claro o quanto o Auto CAD ainda é importante e necessários para quem deseja trabalhar com projetos. 

E se você pretende se especializar nessa área e aumentar suas chances de entrar no mercado de trabalho, não pense duas vezes, faça um curso de Auto CAD pois isso é o mínimo que se espera de um projetista. Mesmo que você pense em trabalhar com outros programas como Revit, 3Ds Max, Sketchup, o aprendizado e a experiência que você terá após aprender a trabalhar com o Auto CAD, vai fazer como que tudo fique mais fácil, afinal, mesmo programas complexos como o 3Ds Max, mantém uma similaridade com o fluxo de trabalho existente no Auto CAD.

E pra encerrar, retomando a pergunta inicial, vale muito apena, SIM, aprender a trabalhar com o Auto CAD assim como fazer um bom curso para dominar o programa. 

Depois de vários anos trabalhando com o Auto CAD, depois de muitos cursos (pelo menos 4), depois de muitos problemas, soluções encontradas, equívocos, técnicas criadas, em suma, devido a experiência, elaborei uma   APOSTILA (e-book)  que possibilita que você possa dar seus primeiros passos na aprendizagem do programa e, de certa forma, lhe dará uma boa base de conhecimentos para iniciar a trabalhar com o Auto CAD e fazer seus primeiros desenhos e projetos, isso não substitui um curso, mas garante que você já chegue com uma conhecimento acima da média quando for se aprofundar no programa, sem contar que tudo ficará mais fácil depois. Talvez, ao estudar essa APOSTILA, e com tutoriais que você encontra no Youtube, você já consiga aprender o suficiente para conseguir um emprego de estagiário, se no caso, você ainda for um estudante ou esteja iniciando nessa área.

Mas não se esqueça, faça um curso de qualidade caso queira realmente estar num patamar superior e se destacar nesse mercado.

Abaixo deixo o Link para baixar meu e-book GRATUITAMENTE :)  Sucesso!!!





0 comentários:

Postar um comentário

comentários