5 DICAS para trabalhar como freelancer


Grande parte dos profissionais de computação gráfica já foi, é ou gostaria de ser freelancer

Quem nunca foi, muitas vezes tem uma visão romantizada achando que é uma maravilha não ter chefe, trabalhar a hora que deseja, não sofrer com cobranças e pressões e coisas do tipo. Porém, na realidade não é bem assim, é preciso muita disciplina, força de vontade e profissionalismo para que o negócio funcione.

Hoje, como freelancer, me sinto muito mais pressionado do que quando trabalhava em uma empresa como funcionário, na verdade tenho uma certa saudade daquele tempo. Lembro que Sexta-Feira no final da tarde era literalmente a hora de esquecer dos problemas profissionais e aproveitar o sábado e Domingo. Quando o final de semana coincidia  com o pagamento, era literalmente o êxtase!

Agora, depois de dez anos como freela, acho que consigo contar nos dedos quantas vezes consegui parar e aproveitar todo fim de semana, claro, precisaria dos dedos dos pés também! Mas sem dúvida me sinto muito mais sobrecarregado do que antes. Sem contar que antes a responsabilidade final, a pessoa que acabava ficando encarregado de dar explicações para o cliente, caso as coisas não saíssem como esperadas, era o chefe, agora sou eu, inclusive agora também cuido da contabilidade, das compras, pagamentos, atendimentos e, obviamente, do café.

Mas isso não quer dizer que não é bom, claro que é! Nada como numa manhã de inverno poder dormir até mais tarde e compensar o trabalho até mais tarde depois. Nada como num dia de verão, ao invés do uniforme, ficar trabalhando só de cueca ( sim, eu já fiz isso ). De qualquer modo, é preciso muita seriedade e pouquíssimas vezes eu realmente trabalhei só de cueca! E, talvez, as duas características fundamentais que um freelancer deve criar e cultivar, sejam disciplina e organização, sem isso, provavelmente você terá de voltar a se submeter às vontades do seu ex-chefe, ou de um novo chefe.


Vou tentar simplificar as necessidades para você sobreviver como freela com 5 dicas:


1- Se você ainda trabalha de empregado mas pretende ser freelancer, não sai do seu emprego antes de ter certeza do que vai fazer, se se já tem clientes e trabalho para se manter. 

Até se consolidar no mercado e formar uma carteira de clientes, tente ficar no seu emprego e paralelamente faça seus freelas. Só entre de cabeça quando realmente estiver seguro para isso. E não se esqueça que no início haverão dificuldades que lhe farão pensar em desistir, mas com esforço a coisa engrena

freela


2- Providencie um espaço de trabalho, pode ser até no seu quarto no início, desde que você tenha privacidade para trabalhar. 

Claro, você precisará de pelo menos um bom computador, e do material adequado para sua produção.
é importante também que procure legalizar sua situação para poder emitir notas fiscais e coisas do tipo. Uma boa opção é aderir ao MEI (Micro Empreendedor Individual). Assim você conseguirá ter os benefícios que uma empresa possui, sendo que, os deveres, são bem mínimos.

computador para trabalhar com maquete 3d


3- Não dê o passo maior que a perna, ou seja, não se comprometa com mais trabalho do que possa dar conta. 

Muitas vezes é doloroso abrir mão de um trabalho ou novo  cliente mesmo quando você já está comprometido com outros, mas acredite, é melhor dizer não e ser sincero, do que abraçar o mundo e não conseguir cumprir os prazos, isso pode deixá-lo mal visto no mercado de trabalho.

3d


4- Como um freelancer não possui um salário garantido no final do mês, e como nem todo mês tem a mesma demanda de trabalhos, você precisará se organizar financeiramente

Tenha uma reserva sempre garantida para não se apertar naquele mês, ou meses, de ¨vacas magras¨. Lembre-se, muitas vezes você terá bastante trabalho e ganhará uma boa grana, mas isso não é permanente, haverá mês que talvez não pinte trabalho...sim, isso acontece!

maquete eletrônica valor


5- Não cometa o erro de se afundar no trabalho sem dedicar um tempo ao lazer. 

Quando os negócios fluírem, talvez você se empolgue com os trabalhos que estão chegando e consequentemente com a grana, mas se não tirar um tempo pra dar uma relaxada, certamente você vai se sobrecarregar e isso lhe prejudicará. Há quem fique doente, e você, como freelancer, não pode se dar ao luxo de adoecer, a não ser que esteja com uma boa reserva de dinheiro, por isso, seja ponderado e reserve um tempo para não fazer nada relacionado ao trabalho.

3ds max renderizando


Seguindo essas cinco dicas já é o suficiente para que você consiga realizar o sonho de trabalhar como freelancer, claro, se é que você tem esse sonho, mas se tiver, seguindo essas dicas você aumentará suas chances de não precisar voltar a trabalhar como funcionário de uma empresa. E pode acreditar, se você conseguir ficar pelo menos um ano trabalhando por conta própria, nunca mais conseguirá voltar a cumprir horário, usar uniforme e acatar as ordens de outra pessoa.

Boa sorte!


Um comentário:

comentários