PROJETOS DE CASAS PEQUENAS - TINY HOUSE - MINI CASA

tiny-house-mini-casa


As casas pequenas estão cada vez mais populares em muitos países do mundo como Canadá e EUA. 

São conhecidas como TINY HOUSES.

Aqui no Brasil o movimento ainda é modesto, talvez pela falta de mão de obra especializada na construção destas casas pequenas.

Mesmo assim a tendência é que o movimento TINY HOUSE cresça cada vez mais pelo mundo a fora, inclusive no Brasil.

Fala-se em ¨MOVIMENTO TINY HOUSE¨ porque vai muito mais além do que um estilo ou movimento meramente estético.

O conceito TINY HOUSE é bastante amplo e engloba não só aspectos arquitetônicos como culturais e sociais.

Não basta ter uma casa pequena estilo TINY HOUSE para fazer parte deste movimento, mas é preciso mudanças no estilo de vida também.

Conceitualmente o movimento Tiny House fomenta uma vida mais simples e inteligente, assim como minimalista.

Aspectos de sustentabilidade e reúso de materiais também é um ponto importante do movimento.

Outro aspecto marcante é referente aos móveis que geralmente possuem várias funções sendo eles multiuso.

O grande desafio ao se projetar um casa pequena (tiny house) é conseguir manter o projeto pequeno mas sem deixar de ser confortável, funcional e bonito.


projeto-casa-pequena


Mas afinal:

O QUE É UMA TINY HOUSE


o-que-é-tiny-house


Tiny House como já dissemos é um movimento não só arquitetônico como cultural e social que fomenta uma vida mais simples e minimalista, sem consumo exagerado e desnecessário.

Isso se reflete na arquitetura e nas casas,, sendo estas casas pequenas, comumente  não ultrapassando 40m² de construção.

Isso dá as casas tiny house características marcantes e específicas que tornam fácil a identificação de uma TINY HOUSE.

Os móveis são multiuso e um único móvel cumpre várias funções, o que ajuda a economizar espaços.

As Tiny Houses possuem outra característica que é a de, sempre que possível, reutilizar materiais e móveis usados, mesmo que apenas para alguns detalhes, mas sem dúvida o quesito sustentabilidade é muito importante para o Movimento Tiny House e encontraremos várias Tiny Houses com elementos que foram reutilizados e reciclados.


quanto-custa-tiny-house


COMO É UMA TINY HOUSE

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE UMA TINY HOUSE


como-é-uma-tiny-house


A principal característica e o que define uma TINY HOUSE é seu tamanho reduzido.

São casas pequenas que não costumam ter mais do que 40m² contendo apenas o elementar e básico, já que o morador de uma Tiny House tende a ser uma pessoa minimalista.

Internamente as Tiny Houses esbanjam criatividade e apresentam ambientes realmente incríveis.

O projeto destas casas pequenas é muito bem pensado de modo que o espaço reduzido não tire o conforto e a funcionalidade da casa,assim como seu charme.

Pelo contrário, o fato de serem casas pequenas acabam exigindo projetos mais criativos que usam em abundância móveis sob medida geralmente com dupla ou tripla função.

Os móveis costumam ser retráteis, embutidos e alguns desmontáveis, assim como, em alguns casos, as próprias paredes internas da casa podem ser móveis.


tiny-house-decorada


Outra característica peculiar das Tiny Houses é que a própria casa é, ou pode ser, móvel. 

Uma casa sobre rodas.

O movimento nasceu nos EUA nos anos 90 mas certamente é fruto da tradição já antiga dos norte americanos de morar em trailers.

Na década de 1970 cerca de 7 milhões de pessoas nos EUA moravam em trailers sendo que, atualmente, já passa de 20 milhões de pessoas morando em trailers, que nada mais são do que os precursores das tiny houses.

A diferença é que uma TINY HOUSE contém aspectos arquitetônicos e de planejamento que a colocam num patamar superior.

As TINY HOUSESm em termos de arquitetura, têm PEDIGREE.

Uma casa pequena construída apenas com a função de se proteger do tempo ou por que não havia dinheiro suficiente para construir uma casa maior não se enquadra no conceito TINY HOUSE.

casa-favela


Uma casa da favela,pelo menos a maioria, apesar de ter características minimalistas não podem ser chamadas de TINY HOUSES.

Uma Tiny House não é pequena e minimalista por falta de recursos, ela é uma casa pequena e minimalista mas muito bem planejada e com requintes arquitetônicos que as casas de uma favela ou casas pequenas em geral não possuem.

São sofisticadas, bem planejadas.

Apesar do tamanho são casas inteligentes e muito bem projetadas e organizadas.


Outra características da Tiny House é elas geralmente são pré-moldadas ou mesmo construídas sobre uma base móvel, coo um trailer, por exemplo.

Também possui isolamento térmico e acústico que são feitos com madeira, chapas de compensado, drywall, manta térmica e diversos recursos que tornam os ambientes internos das Tiny Houses confortáveis e aconchegantes.


QUAL É O PREÇO DE UMA TINY HOUSE

QUANTO CUSTA UMA TINY HOUSE


Apesar do tamanho reduzido das Tiny Houses e do aspecto minimalista estas ¨mini casas¨ não são tão baratas como se imagina, ou mesmo como falam por aí.

O valor depende do grau de qualidade dos materiais que serão usados para a fabricação da tiny house, dos móveis, dos revestimentos e isolamentos, ou seja,existe muitos pontos a se considerar.

Não é difícil encontrar pessoas falando e até mostrando suas proezas de construírem uma tiny house com 10 ou 20 mil dólares.

Como foi dito,dependendo da qualidade dos materiais que você usar talvez seja possível construir uma tiny house até com menos de 10 mil dólares, mas a questão é que trata-se de uma moradia, alguém vai morar na mini casa, e se além de mini, ela não tiver qualidade e planejamento, sua vida na mini casa será difícil.

Especialistas dizem que, chutando por baixo, o mínimo que se gastaria para construir uma Tiny House seria o valor de 50 mil dólares.

Com 50 mil dólares você teria uma tiny house, ou seja, uma mini casa, realmente habitável de forma contínua.

preço-tiny-house


No Brasil,além do movimento tiny house ser modesto, ou justamente por isso, não existe legislação que trata deste tipo de construção.

Sua tiny house deverá respeitar as leis de construção do local onde for construída.

Se for construída uma mini casa sobre rodas, nesse caso deverá estar dentro das leis e regras de transito e mobilidade urbana.

Ou seja, dependendo do caso os valores a se investir mudam.

Mas um fator que eleva os preços das tiny houses no Brasil é a falta de mão de obra especializada sendo que, os que trabalham com isso,cobram caro.

Para construir uma Tiny house de qualidade aqui no Brasil você não gastaria menos de 200 mil reais. 

Você pode gastar menos se você mesmo construir ou fabricar sua casa, ou elementos dela, você mesmo construindo sua casa, desta forma poderia economizar bastante dinheiro.

Mas é preciso ficar atento para a questão da qualidade. Não adianta economizar em coisas que depois dificultarão a permanência dentro da mini casa, como temperatura, umidade, vedação, fixação no solo ou sobre rodas, tudo isso deve ser feito da melhor forma possível, ou seja, economizar nestes casos é um ¨tiro no pé¨.

tiny-house-barata


Já existem empresas no Brasil especializadas em TINY HOUSES e MINI CASAS, o que vem facilitando o acesso a este tipo de construção, seja pela mão de obra como por valores mais favoráveis.

Por falar em construção, outra características das tiny houses é que elas são construções ¨secas¨ que não usam cimento e água assim como o cuidado em não desperdiçar quase nada de lixo ou entulho.

Algumas empresas constroem tiny houses no Brasil e, uma TINY HOUSE sobre rodas teria o valor mínimo de 160 mil reais.

O fato é que aqui no Brasil ainda é caro já que, com valores assim você conseguiria construir uma casa estilo popular, com 2 ou 3 dormitórios. Mas como já foi dito, o movimento tiny house é muito mais do que baixo custo e espaço pequeno, é realmente um estilo de vida, sendo assim, não é barato, pelo menos ainda!

movimento-tiny-house



QUAIS SÃO OS TIPO DE TINY HOUSE

COMO FUNCIONA UMA TINY HOUSE


Existe basicamente 2 categorias de tiny house:

A TINY HOUSE FIXA: 

Esta segue o mesmo sistema de qualquer casa que é construída em algum terreno.

Você deverá fixar sua mini casa no terreno e ela deverá respeitar a legislação vigente do local aonde for construída.

mini-casa-verde


A TINY HOUSE FIXA é o que podemos chamar realmente de MINI CASA, já que é uma casa desde o seus conceitos mais elementares, como a construção em um terreno específico etc. 

A TINY HOUSE MÓVEL - MINI CASA SOBRE RODAS:

A TINY HOUSE sobre rodas é construída usando como base um trailer ou caminhão.

Assim como um motorhome ela pode ser integrada no automóvel ou rebocada por um. A diferença de uma tiny House em relação a um motorhome é que o motorhome não é projetado para uma vida integral, ou seja, não foi feito para morar de forma permanente.

Ao contrário da TINY HOUSE sobre rodas que realmente é uma casa,uma mini casa, porém com todos os recursos para que se possa viver nela de forma contínua,como se faz com qualquer casa.


tiny-house-sobre-rodas



A TINY HOUSE móvel, ou Tiny House sobre rodas, apesar de não precisar respeitar regras e leis de construção deve se enquadrar nas leis de trânsito vigentes. Assim como qualquer veículo. 

Sua TINY HOUSE neste caso será tratada como um veículo, ou como um componente dele.



ONDE ESTACIONAR TINY HOUSE


estacionar-tiny-house


Falamos acima que uma TINY HOUSE sobre rodas será tratada como um veículo,e mais, um veículo especial.

Porém, assim como os outros veículos,deverá respeitar as leis vigentes de cada local.

Mas existem lugares específicos onde as pessoas costumam estacionar suas tiny houses móvel, como por exemplo os parques da cidade.

PARQUES são um ótimo lugar para estacionar sua tiny house. Geralmente são espaços públicos onde se pode permanecer por bastante tempo. 

CAMPING também são locais ideias para estacionar tiny house. Alguns campings cobram entrada mas geralmente são valores acessíveis.

Mas existem muito camping totalmente livre e de graça.

POSTO DE COMBUSTÍVEL é um local para estacionar tiny house. Um bom lugar sendo que alguns postos de combustíveis também disponibilizam banheiro, água e possuem lancherias.

Além do mais, postos de combustíveis costumam ter segurança, o que é bom para você também que estacionou a tiny house ali.

Você também, obviamente, pode estacionar a tiny house no seu terreno particular, ou no terreno de algum parente ou amigo,assim como faria com qualquer veículo.

E por falar em ¨banheiro de posto de combustível¨ como é o banheiro da TINY?


COMO É O BANHEIRO DE UMA TINY HOUSE

COMO FUNCIONA PRIVADA SECA

Obs: Isso principalmente no caso da TINY HOUSE sobre rodas.

O movimento TINY HOUSE possui características que o tornam um movimento, e isso quer dizer que os adeptos seguem certas tendências.

Uma delas é o banheiro da tiny house que costuma ser, pelo mundo a fora, na sua grande maioria, SECO e com compostagem.

A privada seca com compostagem evita odores além de ser mais sustentável,já que não gera aquilo que chamam de ¨esgoto negro¨

Claro que você pode ter sistemas de encanamento na sua tiny house que você poderia conectar à rede de água e esgoto da cidade.

Mas o movimento TINY HOUSE opta em sua grande maioria pelo sistema SECO com compostagem.

tiny-house-privada-seca


A privada seca se enquadra bem no conceito TINY HOUSE no que tange a sustentabilidade já que a privada seca não usa água potável e ainda transforma os detritos alimentares em adubo.


EXEMPLOS DE TINY HOUSE


IMAGENS DE TINY HOUSE


IMAGENS DE MINI CASA



Confira abaixo uma seleção de imagens de TINY HOUSE - mini casa :


tiny-house



mini-casa



casa-pequena



mini-casa



projeto-casa-pequena



tiny-house-sobre-rodas



casa-mini



casa-minuscula



casa-pequena



tiny-house-amarela



mini-casa-branca



tiny-house-madeira



mini-casa-container



tiny-house-azul



casa-sobre-rodas

 

tiny-house-moderna



tiny-house-verde




tiny-house-fixa




tiny-house-estacionada




casa pequena projeto




tiny-house-telhado




jardim-tiny-house




tiny-house-madeira-clara




tiny-house-telha-vermelha




casa-pequena-pergolado




tiny-house-por-dentro




tiny-house-redonda


mini-casa




tiny-house-branca




mini-casa




tiny-house




mini-casa-quadrada




tiny-house




tiny-house-móvel




tiny-house-vermelha




tiny-house-concreto




casinha azul




tiny-house










Um comentário:

comentários